Cidades - qualidade do Ar

|

DEFESA CIVIL DECRETA ESTADO DE ALERTA POR CONTA DA BAIXA UMIDADE DO AR
A cidade de São Paulo está em estado de alerta, pois a umidade relativa do ar encontra-se em torno de 20%. A recomendação da Defesa Civil é que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e não pratique exercícios entre as 11h e 15h. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
A Defesa Civil alerta ainda às pessoas para que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas. Além de destruir a fauna e a flora o fogo provoca o empobrecimento do solo e pode propagar-se em direção a indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos.
Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
Sem medidas preventivas, podem ocorrer os seguintes sintomas:1. Dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele;
2. Aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias;
3. Aumenta o risco de desidratação;
4. Garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe;
5. Rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento;
6. Maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco.
7. O aumento de poluentes causa aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, por isso, infartos são mais suscetíveis, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares.
telefones úteis:
Defesa Civil:199
Ambulância Samu: Tel.: 192
Prefeitura: Tel.: 156
Bombeiros: 193

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Blog da Pocker | Template Blue by TNB